Futuro Estudante
O Curso de Graduação em Medicina da UFV teve início em 2010, com duração de 6 anos, carga horária total de 7.455 horas e uma oferta de 50 vagas anuais. O curso prevê aulas e atividades em período integral para a formação de um médico generalista, com espírito crítico, curiosidade científica e interesse permanente pelo aprendizado, com iniciativa para a busca do conhecimento; consciência da transitoriedade de teorias e técnicas, assumindo a necessidade da educação continuada ao longo de toda a vida profissional; domínio dos conhecimentos básicos necessários à compreensão dos processos relacionados com a prática médica; iniciativa criadora e senso de responsabilidade na busca de soluções para os problemas sociais; capacidade para trabalho em equipe multidisciplinar; preparação técnica e motivação para participação de ações que visem à informação e educação da população na promoção da saúde; engajamento nos processos da comunidade para a efetivação do princípio constitucional de saúde para todos; ética, bioética e respeito por todas as formas de existência.
Portanto o egresso deverá apresentar deforma proeminente as competências profissionais estruturantes dos três principais campos de atuação profissional do médico, o quais são: a assistência a saúde, a educação em saúde e a gestão em saúde.
Formas de Ingresso
A seleção de candidatos para o provimento de vagas nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal de Viçosa, em seus três Campi – Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba, se dá por três formas distintas, a saber:
- 1. Sistema de Seleção Unificada – SISU: O SISU foi desenvolvido pelo Ministério da Educação e utiliza as notas obtidas no Enem, o Exame Nacional de Ensino Médio. 80% das vagas oferecidas pela Instituição são preenchidas por esse sistema.
- 2. Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior – PASES: Trata-se de um programa que avalia o candidato por três vezes consecutivas no transcorrer do Ensino Médio, para o qual são reservados 20% do total de vagas da UFV. Vale lembrar que um candidato do PASES pode participar do Enem normalmente e também concorrer a uma vaga por meio do SISU.
- 3. Vagas Ociosas: A partir de 2013 o número de vagas ociosas da UFV será acrescido ao processo de Seleção Unificada (SiSU), conforme Artigo 11 do Regime Didático da Graduação 2013, ou seja, não haverá edital de processo seletivo em separado.
Para mais informações, acesse o site da Diretoria de Vestibulares e Exames (DVE)
A UFV, oferece, ainda, matrícula em disciplinas isoladas na forma de Mobilidade Acadêmica e Estudante não vinculado.
Campos de Atuação Profissional
No Brasil, são três as autoridades médicas responsáveis pelo reconhecimento e registro das especialidades médicas.
- Conselho Federal de Medicina (CFM)
- Associação Médica Brasileira (AMB)
- Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Elas formam a Comissão Mista de Especialidades, que atualiza a relação de especialidades em normas como a Resolução CFM nº 2.221/18. Em vigor, o documento contabiliza um total de 55 campos de atuação para os médicos.
Confira a lista completa:
- Acupuntura
- Alergia e imunologia
- Anestesiologia
- Angiologia
- Cardiologia
- Cirurgia cardiovascular
- Cirurgia da mão
- Cirurgia de cabeça e pescoço
- Cirurgia do aparelho digestivo
- Cirurgia geral
- Cirurgia oncológica
- Cirurgia pediátrica
- Cirurgia plástica
- Cirurgia torácica
- Cirurgia vascular
- Clínica médica
- Coloproctologia
- Dermatologia
- Endocrinologia e metabologia
- Endoscopia
- Gastroenterologia
- Genética médica
- Geriatria
- Ginecologia e obstetrícia
- Hematologia e hemoterapia
- Homeopatia
- Infectologia
- Mastologia
- Medicina de emergência
- Medicina de família e comunidade
- Medicina do trabalho
- Medicina de tráfego
- Medicina esportiva
- Medicina física e reabilitação
- Medicina intensiva
- Medicina legal e perícia médica
- Medicina nuclear
- Medicina preventiva e social
- Nefrologia
- Neurocirurgia
- Neurologia
- Nutrologia
- Oftalmologia
- Oncologia clínica
- Ortopedia e traumatologia
- Otorrinolaringologia
- Patologia
- Patologia clínica/medicina laboratorial
- Pediatria
- Pneumologia
- Psiquiatria
- Radiologia e diagnóstico por imagem
- Radioterapia
- Reumatologia
- Urologia